EQUIPES CAMPEÃS DA LBF




LBF ( Liga de Basquete Feminino )


História


Torneios Anteriores[editar

Taça Brasil

A Taça Brasil foi o primeiro torneio oficial de basquete do Brasil, criado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), realizando 13 edições entre 1984 e 1997, sendo conquistado por 8 times diferentes, e o principal campeão sendo o UNIMEP, com 3 títulos.

Campeonato Nacional

Em 1998, a Taça Brasil mudou de nome para Campeonato Nacional, com um formato mais organizado de uma temporada por ano. O Campeonato foi conquistado por 8 times diferentes, sendo Ourinhos o principal campeão, com 5 títulos.

Liga de Basquete Feminino: Primeiros Anos (7 a 9 equipes)

A Liga de Basquete Feminino foi criada pela LNB. A LNB contava, na primeira temporada, com 8 clubes associados, que participam da LBF, que é organizado pelos clubes, em parceria com o Sportv e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Os jogos acontecem de acordo com as regras da FIBA.

Temporada


Temporada Regular

A temporada regular da LBF geralmente começa no final de Novembro e vai até final de Fevereiro.

A temporada regular funciona em um sistema onde todos os times se enfrentam 2 vezes (um jogo em casa, um fora), onde os 2 principais times se classificam para as Semifinais automaticamente, e os próximos 4 na classificação (3º ao 6º colocados) decidem as outras 2 vagas.

Playoffs

Os playoffs começam logo após o fim da temporada regular, com as partidas entre os times que ficaram entre 3º e 6º na tabela, onde o melhor colocado enfrenta o pior e assim por diante, buscando as 2 vagas restantes para a Fase Final, em confrontos de 3 jogos.

A fase final dos playoffs é decida entre os 2 primeiros colocados e os vencedores dos playoffs classificatórios, onde, entre os classificados, os confrontos são definidos pela colocação na temporada regular. Os times fazem confrontos de Semi-final, para ir à Final da LBF.

A Grande Final decide o campeão da temporada da LBF, decidida em 3 jogos, menos na 1ª edição onde foi em apenas um jogo.


Edições

2010-11
Campeã: Santo André - São Paulo

2011-12
Campeã: Americana - São Paulo

2013
Campeã: Sport - Pernambuco

2013-14
Campeã: Americana - São Paulo

2014-15
Campeã: Americana - São Paulo

2015-16
Campeã: Sampaio Corrêa - Maranhão

2016-17
Campeã: Corinthians-Americana - São Paulo

2017-18
Campeã: Vera Cruz Campinas - São Paulo

Fonte: wikipedia.





Rádio Trilha do Basquete - Todos os direitos reservados © 2016 - 2018.